segunda-feira, 19 de setembro de 2011

68ª SOEAA: Faltam 8 dias para o maior evento tecnológico do país


Profissionais da área tecnológica de todo o País e do Mercosul estarão voltados para Santa Catarina de 27 a 30 de setembro, quando Florianópolis terá a honra de sediar a 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, da Arquitetura e da Agronomia. A organização do evento já registrou mais de 2600 inscrições e aguarda por cerca de 3 mil profissionais e 500 estudantes.

Representantes das comissões organizadoras nacional e regional (CON E COR) reuniram-se na última quarta-feira (14/09), na capital, para definir os últimos detalhes do evento. O encontro aconteceu no Centrosul com a presença do presidente do Confea, Eng. Marcos Túlio de Melo, entre outros representantes do Confea, CREA-SC e Creas de outros estados do país.

A SOEAA terá na programação seis painéis relacionados ao tema central Pesquisa e Inovação: Conhecimento Profissional a Serviço do Desenvolvimento Sustentável, com a presença de diversos especialistas do Brasil e exterior, entre eles, a ex-ministra e ativista ambiental Marina Silva. (leia mais)


Medalha do Mérito Nacional - Na abertura do evento no dia 27, às 17h, haverá a entrega da Medalha do Mérito Nacional, concedida pelo Conselho Federal aos profissionais, empresas, entidades de classe e instituições de ensino que prestam contribuição ao aprimoramento técnico das profissões que compõem o Sistema, ao desenvolvimento tecnológico do país e à melhoria da qualidade de vida da sociedade.

As empresas e profissionais catarinenses homenageadas entre as demais do país serão a Epagri, indicada pelo Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (SEAGRO), Associação dos Engenheiros Agrônomos de Concórdia e região (AGROCON) e Associação dos Técnicos Agrícolas de Santa Catarina (ATASC); e o Eng. Mec. e Seg. Trab. Hyppólito do Valle Pereira Filho, indicação da ACEST – Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho, aprovados pelo Plenário do CREA-SC e pela Comissão Nacional do CONFEA.

Feira Tecnológica - Uma das maiores atrações do evento será a Feira Tecnológica, aberta ao público e com expectativa de 5 mil visitantes, com muitas inovações a serem apresentadas, entre elas as últimas tecnologias para a prevenção de catástrofes naturais, exposição de produtos desenvolvidos pelas empresas da área tecnológica no estado na área de energia, construção civil, saneamento, industrial, entre outros. A feira contará também com a presença de entidades, órgãos e empresas como a Fisenge, FNE, EBGE, Unisul, Tractebel, Eletrosul, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado e Prefeitura Municipal. Novidades como a “Realidade Aumentada”, utilizada por empresas e profissionais de diversas áreas para a interação e divulgação de produtos e serviços, estará presente no stand do CREA-SC, reservando surpresas aos visitantes.

Fóruns Jovem, Pró-Equidade, Acessibilidade e das Entidades de Classe acontecem no dia 29.09

O dia 29.09 será reservado para realização de diversos eventos específicos tratando de temas pontuais como: O Fórum de Acessibilidade, onde o CREA-SC estará lançando Cartilha orientativa, o Fórum Pró-Equidade de Gênero, o 1º Fórum Nacional das Entidades Profissionais do Sistema Confea/Crea, o 8º ENEC – Encontro Estadual de Entidades de Classe, Fórum Jovem, entre outros.

As expectativas também são grandes em torno do Fórum Jovem que deve atrair para a 68ª SOEAA, mais de 500 estudantes dos cursos da área tecnológica de todo o país. A participação dos alunos será fundamental para aproximá-los e integrá-los às atividades do Sistema Confea/Crea bem como para enriquecer os debates em torno dos assuntos que estarão pautando o evento. Muitos estudantes que participarão da Semana são membros ou representantes do CREAjr, projeto do Confea já consolidado em 22 estados do Brasil, inclusive em SC, e em fase de implantação nos demais.

A atuação dos representantes do Crea Junior Nacional foi fundamental para definir a programação do Fórum Jovem, juntamente com a Comissão Organizadora Nacional (CON) e Regional (COR). Entre as principais atrações do Fórum Jovem estão um Talkshow de abertura com o tema Recursos Energéticos: Energia e Desenvolvimento Sustentável e os painéis: A Virtude da Experiência; Evolução Tecnológica no Brasil e CREA Júnior - Uma Nova Realidade.

Créditos de Carbono - A 68ª SOEAA terá compensação dos gases emitidos durante a realização do evento, através dos serviços de empresa especializada na emissão de créditos de carbono. “Queremos dar um exemplo da nossa real preocupação com o papel da área tecnológica na busca pela sustentabilidade”, pontua o Eng. Agr. Raul Zucatto, Presidente do CREA-SC.


Confira a opinião das autoridades e lideranças envolvidas no evento

Inscrições e informações em http://www.soeaa.com.br/


Acesse aqui a programação principal.

Acesse aqui a programação paralela.

Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana.

Fórum Pró-Equidade

Fórum Crea-Jr

Fórum Nacional das Entidades Profissionais

http://arqarianerosa.blogspot.com/2011/09/68-soeaa-faltam-8-dias-para-o-maior.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário